PSD2: Pagamento online seguro em Presentes Miguel
Desde 1 de janeiro de 2021, o novo regulamento para pagamentos pela Internet em lojas eletrónicas, conhecido pela sigla PSD2 (Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento por sua sigla em Inglês), já está ativo e em Presentes Miguel está totalmente integrado.
Qual é o regulamento de pagamento online PSD2?
O regulamento PSD2 é, na verdade, uma atualização do PSD1 que entrou em vigor em 2007.
Foi o primeiro regulamento europeu emitido em relação aos meios de pagamento. Esta atualização reforça a segurança no acesso aos dados bancários do comprador.
O regulamento PSD2 estabelece diferentes melhorias na segurança dos pagamentos digitais. Este regulamento entrou oficialmente em vigor em 14 de setembro de 2019 e, desde então, os bancos têm adotado gradualmente.
No entanto, 1º de janeiro de 2021 foi a data oficial designada para os novos regulamentos de pagamento europeus a serem implementados para todas as empresas eletrônicas que desejam oferecer o método de pagamento online a seus clientes.
Melhorias na segurança do regulamento PSD2
O novo padrão PSD2 é baseado no princípio de SCA ou autenticação forte. Consiste num conjunto de medidas, com as quais se reforça o acesso do cliente aos dados bancários.
De acordo com este SCA, para que a autenticação do usuário / cliente seja realizada de forma eficaz, pelo menos dois destes três fatores devem ser atendidos no momento do pagamento:
- Isso é por meio de algo que apenas o cliente pode usar, como um telefone celular ou um cartão inteligente.
- Isso ocorre por meio de algo que apenas o cliente pode saber, como um PIN ou uma senha.
- Isso é através de algo que somente o cliente pode possuir, como uma impressão digital, uma gravação de voz ou suas características faciais.
Regulamentos de pagamento online PSD2 em Presentes Miguel
Em Presentes Miguel, o regulamento de pagamento online do PSD2 já está totalmente integrado. Com base nele, o processo de compra online de nossos produtos é o seguinte:
- Durante o processo de pagamento, você terá que preencher os detalhes do cartão de crédito, incluindo os dígitos do cartão, como nome do titular, data de validade e código de segurança CVV.
- Quando o pedido de pagamento for processado, o banco entrará em contato com você via celular, nas condições estabelecidas neste regulamento.
- Normalmente é enviado um código que o usuário deve aceitar e, após realizar esta ação, o processo de pagamento é encerrado.
O que meu banco solicita para autorizar o pagamento com o regulamento PSD2?
Cada banco aplica seus próprios critérios ao solicitar a forma apropriada de autenticação para seus clientes.
A forma mais generalizada é por meio de um código que chega por notificação, por meio do aplicativo (app) para download da entidade.
Mas não é o único método. Existem também entidades que mantêm o envio de códigos por SMS, para garantir que todos os clientes tenham esta informação.
Também é possível que alguma ação seja solicitada ao usuário, para que ele possa confirmar a autoria do pagamento. Por exemplo, digitando um PIN ou senha, usando sua impressão digital, reconhecimento facial ou qualquer outro tipo de identificação biométrica, que terá sido configurada previamente.
Para descobrir o que o seu banco solicita em relação ao pagamento online de acordo com os regulamentos PSD2, você pode consultar estes links: